Quem nunca foi comprar alface no mercado e se deparou com uma variedade de especies? Ai você se pergunta qual comprar? Qual é a mais gostosa? Qual dura mais?

Para você poder identificar essas alfaces e saber um pouco mais antes de escolher o seu favorito que tal um guia rápido sobre os tipos mais comuns de alface que encontrados nos mercados. Veja abaixo:

Como escolher a alface:

Basicamente escolha o mais bonito que você encontrar, alfaces são vendidos por unidade então se você não tem um grande consumo, não compre o maior, pois a alface é bem delicado e estraga rápido.

Se notar as folhas quebradas, amareladas, ou com uma gosminha verde escura, não compre ela já está bem estragada.

Tipos de alface:

Alface crespa: Rica em fibras, auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.

Alface roxa: Contém três vezes mais antocianina que as alfaces comuns e um teor também maior de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.

Alface lisa: A mais consumida, com folhas soltas, macias e de sabor suave.

Alface mimosa: Alface com folhas vermelhas ou verdes com a borda bastante entrecortada, parecendo dedos de uma mão, esta entre as alfaces mais delicadas.

Alface romana: Tem folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É utilizada em receitas de saladas como a salada Caesar.

Alface americana: Alface crespa de cabeça compacta. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas.

Conservação:
Tire as folhas murchas e enrole ela em um pano ou papel toalha e coloque em um saco bem fechado, isso vai fazer ela durar muito mais.

Curiosidade:
A alface americana é utilizada em lanches por aguentar e não murchar com a temperatura dos hambúrgueres e queijos.

Dicas:
A alface deve ser servida separada do molho da salada, porque assim as sobras de alface poderão ser guardadas separadamente, servindo para outros pratos. As folhas externas da alface (aquelas de cor verde mais escura) são mais ricas em vitamina A .
Agora que você já sabe tudo sobre alfaces, nada de ficar perguntando para a senhora que esta escolhendo suas frutas.

Fonte: receitasdeminuto.com