Congelar alimentos pode ser uma opção saudável e econômica. Com organização, a pessoa pode congelar as refeições para a semana toda. É importante congelar a quantidade exata que será consumida, dividir as porções e colocar nos recipientes adequados.

A nutricionista Andrea Zaccaro e o engenheiro de alimentos Uelinton Pinto falam sobre qual é a melhor maneira de congelar e descongelar os alimentos.

Após cozinhar os alimentos como arroz e feijão, por exemplo, é importante resfriá-los em seguida na própria geladeira, em um recipiente sem tampa para evitar a formação de cristais de gelo ou após o cozimento colocá-los em uma bacia ou assadeira com gelo.

Na hora de colocar no recipiente é importante não encher muito para o alimento ter a expansão necessária. Em seguida, colocar no freezer. O processo rápido de resfriamento preserva por mais tempo o sabor do alimento.

Geralmente sobra comida nos almoços de domingo, eles podem ser congelados para o consumo posterior. Importante ficar atento se os talheres das panelas não foram misturados com outros pratos. E, logo após o término do almoço, já reserve os recipientes para o congelamento. Atenção para não deixar o resto da comida exposta por muito tempo para evitar o risco de contaminação.

Os alimentos congelados em casa podem ser consumidos em até 3 meses. Para descongelar, o ideal é colocar no refrigerador na véspera do consumo. No período de 12 horas, este alimento já estará descongelado e poderá ir para o microondas.

Fonte: http://g1.globo.com/