Alimento rico em vitamina A e C e o terror das crianças, é complicado fazer os pequenos e muitos adultos comerem esse vegetal tão nutritivo. Eu adoro brócolis e com ele se pode fazer varias variações para deixa-lo ainda mais saboroso.

  • Como comprar e armazenar:

Como escolher: Procure cabeças de brócolis que têm talos firmes e apertados, com brotos de verde escuro e flores amareladas.

Como armazenar: Refrigerar brócolis sujo em um saco plástico na gaveta de legumes.

Prazo de validade: Brócolis vai ficar fresco por até cinco dias.

  • Dicas de Preparo:

Brócolis com Amêndoas: Cozinhe o brócolis no vapor com manteigas e suco de limão e polvilhe com amêndoas tostadas.

Purê de Brócolis: Cozinhe o brócolis no vapor, amasse e adicione creme de leite e parmesão ralado. Sirva com vegetais crus e grelhados.

Salada de Brócolis: Cozinhe o brócolis no vapor, espere esfriar, junte grão de bico, tomate cereja, queijo branco, azeite de oliva e vinagre de vinho tinto.

Creme de Brócolis: Refogue a cebola no azeite, junte os brócolis, caldo de galinha diluída em água (o suficiente para cobrir), deixe cozinhar até ficar macio bata no liquidificador.

Brócolis ao creme e cebola: Em uma saladeira misture o brócolis cru, cebola roxa, maionese, creme de leite, vinagre de maça e mel.

Omelete de Brócolis: Refogue o alho e o brócolis cozidos ao vapor em uma frigideira, adicione os ovos batidos e queijo parmesão.

Brócolis com Frango: Refogue em uma frigideira a cebola, alho, bacon picadinho, brócolis e pedaços de frangos cortados em tiras, junte pimenta do reino e sal.

Fonte: Receitas de Minuto