Conheça mais sobre a hidroponia

Hidroponia é uma técnica de cultivo de vegetais dentro de uma estufa, usando água no lugar de terra. Como todo vegetal necessita dos nutrientes retirados da terra, as técnicas de hidroponia visam suprir essa carência através da adição de fertilizantes solúveis na água.

Quando a técnica é usada de forma correta, os nutrientes e outras propriedades do alimento são semelhantes aos dos cultivados de maneira tradicional (na terra). As soluções nutritivas comercializadas já vêm com os elementos balanceados, por isto as plantas se desenvolvem plenamente sem deficiências nutricionais.

No cultivo convencional de plantas com solo, grande parte da água fornecida por irrigação é perdida por evaporação ou por escorrimento superficial, levando junto os nutrientes contidos no solo. O sistema hidropônico, é um sistema fechado e toda água contida nele é fornecida para as plantas, e a perda por evaporação muito baixa e a perda por escorrimento não existe. Com isso há uma otimização no uso da água e nutrientes da solução nutritiva.

Já foi observado que há maior tempo de conservação das hortaliças oriundas de cultivo hidropônico, não só no comércio, mas também na geladeira doméstica. Os vegetais são cultivados em um ambiente controlado e sistema fechado. Com isso, diferentemente do sistema convencional, não ocorre ação da chuva, gerando o escorrimento superficial que leva fertilizantes tóxicos ao rios. O escoamento superficial de água leva nutrientes como fósforo, potássio e nitrogênio até rios e mananciais hídricos.

Por ser cultivado em ambiente protegido, não há trabalho com capina, pouca sujeira, poucas aplicações de inseticidas e fungicidas. Basicamente a única manutenção envolvida é o monitoramento da solução nutritiva e a colheita.

Adaptado de: tudohidroponia.net e fazfacil.com.br