Uma xícara de Couve tem apenas 36 calorias e zero gramas de gordura, o que faz com que seja uma grande ajuda na dieta. Além disso, uma xícara contém cerca de 20% da RDA de fibra dietética, que promove a digestão regular, previne a constipação, reduz o açúcar no sangue e freios excessos. Finalmente, Couve contém o isotiocianato de glucosinolatos (ITC) que combate a formação de H. pylori ( Helicobacter pylori ), um crescimento de bactérias no estômago que pode levar ao câncer gástrico.

1. Rico em Antioxidantes: A Couve é um superstar na arena de carotenóides e flavonóides, dois poderosos antioxidantes que protegem nossas células contra os radicais livres que causam o estresse oxidativo. O kaempferol flavonóides e quercetina (para não demitir os 45 outros flavonóides distintos em Couve) também são conhecidos por lutar especificamente contra a formação de células cancerosas. Além da Couve rico em antioxidantes tais como vitamina C, vitamina A, e manganês, A Couve é certamente uma escolha inteligente na batalha contra a oxidação celular.

2. Anti-Inflamatória: Uma xícara de Couve fornece cerca de 10% da RDA de omega-3 ácidos graxos que ajudam a regular o processo inflamatório do organismo. A megadose de Vitamina K ajuda ainda mais na lutar contra problemas inflamatórios relacionados com excessivas, tais como artrite, doenças auto-imunes, e asma, Câncer. Não só os antioxidantes da Couve, mais as qualidades anti-inflamatórias que trabalham em conjunto para prevenir e até combater o câncer, uma dieta saudável de couve também fornece os glucosinolatos, que são conhecidos por impedir cólon, mama, bexiga, próstata, os câncer do ovário, bem como câncer gástrico.

3. Coração: O elevado teor de fibra da Couve reduz o colesterol por ligação com os ácidos biliares que o fígado produz a partir do colesterol pela digestão de gordura. Como muitos desses ácidos biliares são acoplados com fibra, o fígado é responsável pela produção de mais ácido biliar para digerir gordura e, portanto, requer mais colesterol para assim, em última análise, diminuindo a quantidade de colesterol dentro de nossos corpos.

4. Desintoxicante do Corpo: Os isotiocianatos (ITC) de glucosinolatos encontrado na Couve em ambas as fases I e II do processo de desintoxicação do corpo. O elevado teor de enxofre na Couve foi ainda mostrado essencial para a fase II de desintoxicação.

5. Rico em Vitamina K: O Couve fornece uma dose enorme de vitamina K (proporcionando 1,327% do RDA em um copo), o qual é necessário para a síntese da osteocalcina, uma proteína que fortalece a composição de nossos ossos. A vitamina K também impede o acúmulo de Cálcio no nosso tecido que pode levar a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral. Finalmente, a vitamina K é essencial para a síntese de esf ingolípidos, a gordura necessária para manter a bainha de mielina em torno dos nossos nervos, e, por conseguinte, o sistema nervoso.

6. Rico em Vitamina A: Com mais de 192% da RDA de Vitamina A, A couve é um antioxidante eficaz, aumenta a imunidade, mantém ossos e dentes saudáveis, previne cálculos urinários, e é essencial para os nossos órgãos reprodutivos.

7. Rico em Vitamina C: Uma xícara de Couve cordialmente oferece (mais de 88% da nossa RDA), não é apenas um poderoso antioxidante, mas também reduz a pressão arterial, garante um sistema imunológico saudável, e luta contra as doenças oculares relacionadas à idade, como catarata e Degeneração Macular.

Fonte: www.saudedica.com.br